CÂMARA MUNICIPAL REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A POSSIBILIDADE DE REVERSÃO DA PLANTA DO FRIGORÍFICO JBS, PARA O MUNICÍPIO

Foi realizada ontem dia 23 de novembro de 2018, com inicio às 19:00 horas, no Plenario da Câmara Municipal de São José dos Quatro Marcos-MT., uma Audiencia Pública Convocada Pelo Presidente da Câmara Vereador Roberto Carlos de Moura, para discussão com as autoridades e sociedade local sobre a possibilidade de reversão da Planta Frigorífica da JBS-Friboi, ao Patrimônio do Municípiuo. A empresa esta fechada desde 2015 e provocou a demissão de mais de 650 trabalhadores diretos, causando graves problemas sociais ao Município.

Na audiência  foram citados pelo prefeito e  vereadores  todos os esforços feitos pela classe politica para a  reativação da planta frigorifica da JBS Friboi  por outro empresa, inclusive as diversas  reuniões que foram realizadas com grupos  interessados na compra da planta frigorifica. Segundo o prefeito houve interesse de compra de grupos de investidores, mas quando entramos  em contato com o grupo JBS eles pediram o valor de 100 milhões de reais; algo inviável segundo os investidores.

O presidente da Câmara de Vereadores Roberto Moura é  favorável que o município entre na justiça para repatriar o terreno  da JBS,  afirmou que não é admissível que uma empresa que obtém recursos do BNDS para a compra de uma planta frigorifica por 35 milhões de reais somente para fechar. “Ninguém em sã consciência  rasga dinheiro, a não ser pelo cartel que foi feita pelo grupo JBS, que se utilizou de recursos emprestados pelo Governo Federal através do BNDS para realizar o monopólio regional, comprando e arrendando plantas frigorificas e depois fechando-as , ditando assim os preços da arroba de boi, e também o desemprego regional; por isso o Legislativo e executivo junto com a sociedade tomara medidas para a retomada desse patrimônio para o nosso município”.

O prefeito Ronaldo Floreano afirmou estar de pleno acordo que o município entre na justiça. “Entendemos que não poderia ocorrer o fato de que um terreno doado com finalidade específica de geração de renda e emprego,  passado o tempo o que era público foi incorporado ao patrimônio particular sendo adquirido pelo grupo JBS por R$ 35 milhões, e hoje se encontra fechado por força de monopólio.  Foram realizadas inúmeras reuniões e tratativas no intuito de reabrir ou vender o frigorifico e sempre o posicionamento negado pela diretoria da JBS. Vejo que neste momento  esgotaram todas as conversas, e a solução será a entrada na justiça pela prefeitura com  o apoio da câmara de vereadores e entidades e população de nosso município”.

Dr. Gimenes eleito deputado estadual por Mato Grosso prestigiou a audiência e disse estar a inteira disposição  para lutar pelos interesses do município. “Sou parceiro de primeira hora, e defenderei o município na Assembleia Legislativa de Mato Grosso na questão da retomada  da planta frigorifica que é um patrimônio de São José dos Quatro Marcos”.

O  vereador Chico Leite autor de um dos requerimentos  para que o município entrasse na justiça para repatriar  o terreno da JBS para  ser incorporado ao poder municipal, afirmou não ter duvida nenhuma que o juiz com certeza dará causa ganha ao município. Segundo o vereador a empresa utilizou de recursos do BNDS  para comprar o frigorifico, fazendo o o monopólio na região e depois fechou.

No final da audiência o presidente da Câmara Roberto Carlos de Moura solicitou das pessoas que prestigiaram a reunião apoio para que o município entrasse na justiça para o terreno voltar ao poder da municipalidade; algo que foi aceito por unanimidade.

Diante dos presentes o prefeito Rinaldo Floreano fez o compromisso que a partir de janeiro ingressará na justiça solicitando a repatriação do terreno e instalações ao município de São José dos Quatro Marcos.

FONTE: Jornal Quatro Marcos Notícias